<$BlogRSDUrl$>

sábado, junho 28, 2003

Conficções I 


Há uma miúda que acorda a meio da noite a chorar. Desperta de um pesadelo. Era um pesadelo estranho, como uma espécie de forma oval e vazia que lhe crescia dentro da boca até quase a sufocar. É nesse momento de quase sufoco que acorda. A mãe ouve o choro, acorda, também, e vai ver o que se passa. Pergunta-lhe o que se passou, pergunta-lhe com que coisa estava ela a sonhar. A miúda é incapaz de responder que tinha sonhado com uma espécie de vazio a crescer dentro de si mesma, que, de certo modo, o vazio alastrava em torno de si mesma. Uma forma oval dentro da boca, era assim que o tinha sonhado, mas era como se fosse o vazio a engoli-la e não ela a engolir o vazio. Como fazer com que a mãe o entenda? Assim, acaba por inventar que tinha ouvido um qualquer ruído e tinha sentido medo. A mãe sorri-lhe e ela pensa que afinal tudo vai correr bem, a mãe compreende que ela tenha ouvido um ruído e se tenha assustado, tudo vai correr bem, a mãe sorri, a mãe compreende, é quase como se lhe tivesse contado do vazio, pensa. A mãe sorri e responde-lhe que não foi nada, que ela é parva e que páre de chorar e veja se dorme. A criança aprende a chorar sem lágrimas e sem ruído. É de noite. Ela tem sete ou oito anos e é parva. Terá sempre sete ou oito anos e sempre será parva. Para além disso, apenas sabe que o vazio não é uma coisa que se diga.

Ter queda para 


Faz-me muita confusão que as expressões «ter queda para» e «ter jeito/talento para» possam ser equivalentes. Não consigo aceitar que dizer de alguém que tem queda para o que quer que seja seja algo positivo.
Um exemplo para ilustrar o que acabei de dizer: eu tenho nitidamente queda para blogger (bloguista? blogueira? blogueadora?). Quer isto dizer que tenho jeito para a coisa? Não. Quer tão-só dizer que a partir de agora (se não mesmo de antes) é sempre a descer.

Conversa sozinha da rapariga que deixa passar os blogues 


Ver passar os blogues é uma maneira de passar o tempo como outra qualquer.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?